Sobre os Jogos de Guerra:
As guerras fazem parte da história da humanidade. Muitas vezes a diplomacia é substituída pelas armas e isso acaba decidindo o futuro de muitas pessoas.
Há milhares de anos navios a remo, muralhas, espadas, pedras ou flechas foram utilizadas na defesa de civilizações. Recentemente como em guerras no Afeganistão e Iraque armamentos sofisticados vem impressionando e o domínio de territórios é definido em questão de horas.
A história das guerras não é definida apenas por armamentos e sim por indivíduos, idéias, decisões e verdadeiros líderes.
As guerras fascinam tanto os homens que este tema acaba sendo citado em várias mídias como em letras de músicas, livros, filmes e até em jogos.
Nos consoles de videogames mais modernos (Playstation 3, XBOX 360 e Nintendo Wii) os jogos de guerra vem tendo grande destaque pelo incrível número de fãs e pela quantidade absurda de vendas.
Os lançamentos mais recentes como Call of Duty: Modern Warfare 3 e Battlefield 3 movimentam os jogadores como em um grande lançamento de filme de hollywood: filas e mais filas em frente as lojas para conseguir uma cópia!
Muitos destes jogos de guerra podem ser encontrados em flash e serem jogados de forma totalmente gratuita na internet.
Se você gosta de jogos de tiro, tanque de guerra, navio, tower defense, comandar soldados ou robôs, naves espaciais e tropas medievais blog foi feito para você!
Um jogo bem facil...
Em Shoot on Sight você deverá destruir seus inimigos de Blue City. Os terroristas estão tomando conta da cidade e você será o militar responsável por essa missão.
Você estará munido de uma poderosa sniper e deverá procurar onde os terroristas estão escondidos. Após o carregamento do jogo, selecione a missão e com a ajuda do mouse mire e atire
Jogo original em Jogos de Guerra Shoot on Sight - Jogos de Guerra
Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games.
O ano de 2012 foi marcado não pelo fim do mundo, mas por diversos
acontecimentos que mostram que os jogos estão cada vez mais evidentes na
mídia de massa - e não apenas nos veículos especializados. Exemplos não
faltam e vão desde feiras e campeoantos de videogames passado em canais
de televisão até fenômenos como o Kickstarter sendo discutido em
jornais de economia.
Chegou a hora de relembrar dos fatos que aconteceram no mundo e no Brasil em 2012 e a viagem no tempo começa logo abaixo:
Em janeiro de 2011 a Sony anunciou o Next Generation Portable,
codinome do PlayStation Vita na época. Pouco mais de um ano depois, em
22 de fevereiro de 2012, o portátil chegou às lojas norte-americanas
custando US$ 250 (modelo Wi-Fi) e US$ 300 (com acesso a 3G) e
acompanhado de um forte catálogo de jogos, como “Uncharted: Golden
Abyss” e “Ultimate Marvel vs. Capcom 3”.
O console chegou ao Brasil no dia 29 do mesmo mês apenas no modelo Wi-Fi. Entre suas características constam uma tela sensível a toque, diversas funções online por rede 3G e jogos ‘tão bonitos quanto os de PS3’ (segundo, claro, a própria Sony). Entretanto, estes recursos não foram suficientes para fazer com que as vendas deslanchassem.
Segundo os últimos dados divulgados pela Sony, mais de 2,8 milhões de portáteis foram vendidos desde seu lançamento, porém os números não são muito animadores, tendo em vista que no último feriado de ação de graças nos EUA (que acontece em novembro) foram vendidos apenas 140 mil unidades do portátil.
Uma das principais séries da Capcom deu o que falar em 2012: "Resident Evil: Revelations” uniu ação com o terror clássico da série no 3DS, “Operation Raccoon City” tropeçou ao focar apenas no combate multiplayer e “Resident Evil 6” surpreendeu ao ser lançado menos de um ano após seu anúncio, além de contar com 4 histórias e 7 protagonistas.
Se isso não bastasse, ainda tivemos dois filmes: “RE5: Retribuição” e a animação “RE: Condenação”.
O mercado de desenvolvimento de jogos está em constante formação, estúdios abrem, outros fecham. O ano de 2012 não foi diferente e contabilizamos o encerramento das atividades de diversas empresas do ramo, como o Liverpool Studios da Sony – originalmente chamado Psygnosis –, que fechou as portas após 28 anos de existência. Eles eram responsáveis pela série de jogos de corrida “WipeOut”.
A dança das cadeiras também foi bem movimentada e grandes nomes circularam nas notícias, como Peter Molyneux, que saiu da Microsoft para fundar o estúdio independente 22Cans. Em poucos meses, o criador de “Fable” e “Black & White” lançou seu primeiro game para iOS, “Curiosity”.
Já Kaz Hirai, conhecido como líder da divisão PlayStation na Sony, foi promovido e agora é o presidente global da companhia, ocupando o lugar de Howard Stringer. Sua missão é tirar a Sony do vermelho, fazendo com que os eletrônicos da companhia sejam lucrativos, assim como fez com a linha de videogames. Ele já começou o trabalho em abril deste ano e os primeiros resultados em seu no novo cargo serão conhecidos em fevereiro de 2013.
Grandes continuações dominaram o mundo dos jogos neste ano, principalmente terceiros capítulos, casos de “Far Cry 3” e “Assassin’s Creed III”. Outros sucesso antigos que voltaram com destaque foram “Max Payne 3” e “Diablo III”, há anos esperados por fãs.
A volta do RPG de ação gerou, inclusive, uma conquista para a Blizzard, pois o termo "Diablo 3" figurou entre os mais pesquisados no Google.
“Mass Effect 3” encerrou a trilogia do capitão Shepard e causou revolta entre os fãs. Isso porque eles não gostaram do final original apresentado pela Bioware: muitos disseram que foram ‘esquecidas’ as decisões feitas pelos jogadores ao longo dos games. O barulho foi tanto que a produtora lançou uma atualização gratuita para alterar o final do jogo.
Os jogos independentes (os chamados indies) estão cada vez mais presentes no mercado de games. Parte disso se deve pelas novas propostas apresentadas, novas formas de distribuição e até mesmo no sucesso de alguns títulos que superam as expectativas de seus desenvolvedores.
O Kickstartarter, por exemplo, é uma plataforma de financiamento
popular (crowd funding) que atraiu muita atenção de desenvolvedores
indies como uma forma de angariar recursos para projetos. O exemplo mais
marcante é o do estúdio Double Fine, do lendário game designer Tim
Schafer.
O jogo ainda sem nome apresentado no site arrecadou mais de US$ 3 milhões e, com isso, outros estúdios entraram na onda, como “Wasteland 2”, da inXile entertainment, e “Project Eternity”, da Obisidian, que também foram financiados com o apoio de fãs e entusiastas.
Além de jogos, o Kickstarter também foi casa do Ouya, um videogame com o tamanho de um Cubo Mágico e que usa a plataforma Android (de celulares e tablets) como sistema operacional. O projeto arrecadou mais de US$ 8 milhões e as 63.416 pessoas que acreditaram na ideia esperam receber o console em março de 2013. O Ouya é o projeto de maior sucesso do Kickstarter, que no no ano de 2012 financiou mais de 700 projetos ligados a videogames.
Porém o mundo dos produtores independentes não se resume ao Kickstarter e ganhou também apoio do Steam, da Valve, que passou a distribuir alguns games indies com o selo Greenlight. Nesta plataforma, projetos são apresentados e os usuários do Steam votam se eles devem seguir em frente ou não. Até o momento, cerca de 11 jogos foram lançados com a ajuda desse sistema.
O Brasil também é celeiro para desenvolvedores independentes.Veja a história de tês jogos indies 100% nacionais.
A 18ª edição da Electronic Entertainment Expo, a E3 2012, aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho e foi marcada pela grande quantidade de jogos e revelação completa do Wii U, o primeiro console de alta definição da Nintendo que tem como principal diferencial um controle tablet.
Porém, tanto Sony quanto Microsoft não perderam tempo para mostrar como
vão fazer para estender a experiência de seus jogos para além da
televisão.
A Microsoft mostrou o aplicativo SmartGlass, para tablets e smartphones, enquanto a gigante japonesa exibiu a integração do PS Vita com o PS3, usando um sistema chamado cross play.
Além disso, esta foi a primeira vez que UOL Jogos transmitiu ao vivo e em português as conferências pré-E3 de Microsoft, Sony e Nintendo. O resultado você confere na na lista logo abaixo:
A E3 2012 foi também responsável por mostrar novas franquias para a atual geração de consoles, casos de “Beyond”, “The Last of Us”, “ZombiU”, “Dishonored” e “Watch Dogs”. Este último, inclusive, foi eleito como o melhor jogo da feira pela equipe de UOL Jogos.
Em termos de eventos globais, o ponto negativo do ano ficou para o fato de que, após a E3, Nintendo e Microsoft não estiveram presentes em outras feiras internacionais. Tanto a Gamescom quanto a Tokyo Game Show ficaram sem a presença das duas grandes empresas.
A Microsoft disse que focaria sua atenção em eventos menores. Já a Nintendo, que já normalmente não participa da TGS, declarou que decidiu não montar um estande na Gamescom 2012 para “se concentrar na estratégia de divulgação do Wii U para a imprensa e representantes do mercado”. Em contrapartida, a produtora japonesa consolidou o Nintendo Direct, pequenas transmissões em vídeo em que os presidentes da empresa e outros executivos revelam novidades.
Vale notar também, para a alegria do público brasileiro, todas as três grandes produtoras de consoles estiveram presentes na Brasil Game Show 2012.
Realizado pela primeira vez em São Paulo, o BGS bateu recordes de participação e de público, se firmando como o principal evento de games no calendário brasileiro.
Única feira de games aberta ao público em 2012 que contou com a
participação das 3 fabricantes de consoles (Sony, Nintendo e Microsoft),
o BGS foi um termômetro do mercado brasileiro, com a presença de
produtoras como Activision, Namco, Capcom e Ubisoft, entre outras.
O público pôde testar o Wii U e mais de 30 jogos antes do lançamento, além de assistir aos empolgantes torneios de "Street Fighter" e "League of Legends", mas também sofreram com a falta de organização, filas, preços salgados e o assédio de cambistas e outros golpistas. Para 2013, a feira promete uma estrutura maior e mais agradável.
Confira os números do Brasil Game Show 2012:
O ano de 1987 foi marcado pelos nascimentos de grandes séries presentes até os dias de hoje: “Street Fighter”, “Mega Man” e “Metal Gear”. A Capcom comemorou o aniversário de “Street Fighter” lançando uma caixa com diversos jogos da série, um documentário e uma estatueta de Ryu. “Mega Man”, por outro lado, não teve tanta atenção por parte da produtora e só foi lembrado em um game feito por fãs, em que ele luta contra os World Warriors em “Street Fighter X Mega Man”.
Já a série de espionagem de Hideo Kojima comemorou com a revelação de “Metal Gear Solid: Ground Zeroes”, novo game que usa a Fox Engine. A Konami tambem anunciou que vai fazer uma adaptação cinematográfica de “Metal Gear” em parceria com a Sony Pictures, com a produção de Avi Arad, o produtor de "O Homem de Ferro"
.
Em 18 de novembro o Wii U finalmente chegou às lojas dos EUA. Na primeira semana, mais de 400 mil unidades do console foram vendidas. Como não poderia ser diferente, muitas pessoas dormiram em frente às lojas para não perderem um minuto sequer para ligar o videogame.
Entretanto, o console requer uma atualização de sistema que, além de consumir um espaço considerável de armazenamento do disco, demorava horas para ser instalada – tanto que a própria Big N se desculpou publicamente pelos transtornos causados por esta atualização.
Retrospectiva 2012: relembre os fatos que marcaram o mundo dos games.
Chegou a hora de relembrar dos fatos que aconteceram no mundo e no Brasil em 2012 e a viagem no tempo começa logo abaixo:
- O PS Vita chegou aos EUA em fevereiro e acumulou quase 3 milhões de unidades vendidas
O console chegou ao Brasil no dia 29 do mesmo mês apenas no modelo Wi-Fi. Entre suas características constam uma tela sensível a toque, diversas funções online por rede 3G e jogos ‘tão bonitos quanto os de PS3’ (segundo, claro, a própria Sony). Entretanto, estes recursos não foram suficientes para fazer com que as vendas deslanchassem.
Segundo os últimos dados divulgados pela Sony, mais de 2,8 milhões de portáteis foram vendidos desde seu lançamento, porém os números não são muito animadores, tendo em vista que no último feriado de ação de graças nos EUA (que acontece em novembro) foram vendidos apenas 140 mil unidades do portátil.
Uma das principais séries da Capcom deu o que falar em 2012: "Resident Evil: Revelations” uniu ação com o terror clássico da série no 3DS, “Operation Raccoon City” tropeçou ao focar apenas no combate multiplayer e “Resident Evil 6” surpreendeu ao ser lançado menos de um ano após seu anúncio, além de contar com 4 histórias e 7 protagonistas.
Se isso não bastasse, ainda tivemos dois filmes: “RE5: Retribuição” e a animação “RE: Condenação”.
ESTÚDIOS QUE FECHARAM AS PORTAS EM 2012
ESTÚDIO | PRINCIPAL JOGO |
Liverpool Studios | WipeOut |
Hudson Soft | Bomberman |
Zipper Interactive | SOCOM |
THQ San Diego | UFC Undisputed |
38 Studios | Kingdoms of Amalur |
Dark Energy Digital | Hydrophobia |
Big Huge Games | Rise of Nations |
Spellbound | Spellbound |
Black Hole | Armies of Exigo |
dtp | Awesomenauts |
O mercado de desenvolvimento de jogos está em constante formação, estúdios abrem, outros fecham. O ano de 2012 não foi diferente e contabilizamos o encerramento das atividades de diversas empresas do ramo, como o Liverpool Studios da Sony – originalmente chamado Psygnosis –, que fechou as portas após 28 anos de existência. Eles eram responsáveis pela série de jogos de corrida “WipeOut”.
A dança das cadeiras também foi bem movimentada e grandes nomes circularam nas notícias, como Peter Molyneux, que saiu da Microsoft para fundar o estúdio independente 22Cans. Em poucos meses, o criador de “Fable” e “Black & White” lançou seu primeiro game para iOS, “Curiosity”.
Já Kaz Hirai, conhecido como líder da divisão PlayStation na Sony, foi promovido e agora é o presidente global da companhia, ocupando o lugar de Howard Stringer. Sua missão é tirar a Sony do vermelho, fazendo com que os eletrônicos da companhia sejam lucrativos, assim como fez com a linha de videogames. Ele já começou o trabalho em abril deste ano e os primeiros resultados em seu no novo cargo serão conhecidos em fevereiro de 2013.
Campeonatos
milionários, milhões de espectadores e dedicação de jogadores ao redor
do mundo causaram o ressurgimento do e-sport.
Hoje
em dia, competições internacionais como a MGL (Major Gaming League),
ESL (Electronic Sports League), Evo (Evolution Championship Series)
ganham destaque na mídia e mostram quem joga profissionalmente títulos
como “League of Legends”, “StarCraft II”, “Super Street Fighter IV”.
O Brasil tem aparecido cada vez com mais força neste segmento, caso de Carlos Leonardo Cruz, o 'Levin', que participou da final do campeonato mundial de "StarCraft II", que aconteceu em Xangai, em novembro.
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Grandes continuações dominaram o mundo dos jogos neste ano, principalmente terceiros capítulos, casos de “Far Cry 3” e “Assassin’s Creed III”. Outros sucesso antigos que voltaram com destaque foram “Max Payne 3” e “Diablo III”, há anos esperados por fãs.
A volta do RPG de ação gerou, inclusive, uma conquista para a Blizzard, pois o termo "Diablo 3" figurou entre os mais pesquisados no Google.
“Mass Effect 3” encerrou a trilogia do capitão Shepard e causou revolta entre os fãs. Isso porque eles não gostaram do final original apresentado pela Bioware: muitos disseram que foram ‘esquecidas’ as decisões feitas pelos jogadores ao longo dos games. O barulho foi tanto que a produtora lançou uma atualização gratuita para alterar o final do jogo.
Os jogos independentes (os chamados indies) estão cada vez mais presentes no mercado de games. Parte disso se deve pelas novas propostas apresentadas, novas formas de distribuição e até mesmo no sucesso de alguns títulos que superam as expectativas de seus desenvolvedores.
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- Menor que um cubo mágico, mas com poder de 'console de verdade', o Ouya arrecadou mais de US$ 8 milhões no Kickstarter.
O jogo ainda sem nome apresentado no site arrecadou mais de US$ 3 milhões e, com isso, outros estúdios entraram na onda, como “Wasteland 2”, da inXile entertainment, e “Project Eternity”, da Obisidian, que também foram financiados com o apoio de fãs e entusiastas.
Além de jogos, o Kickstarter também foi casa do Ouya, um videogame com o tamanho de um Cubo Mágico e que usa a plataforma Android (de celulares e tablets) como sistema operacional. O projeto arrecadou mais de US$ 8 milhões e as 63.416 pessoas que acreditaram na ideia esperam receber o console em março de 2013. O Ouya é o projeto de maior sucesso do Kickstarter, que no no ano de 2012 financiou mais de 700 projetos ligados a videogames.
Porém o mundo dos produtores independentes não se resume ao Kickstarter e ganhou também apoio do Steam, da Valve, que passou a distribuir alguns games indies com o selo Greenlight. Nesta plataforma, projetos são apresentados e os usuários do Steam votam se eles devem seguir em frente ou não. Até o momento, cerca de 11 jogos foram lançados com a ajuda desse sistema.
O Brasil também é celeiro para desenvolvedores independentes.Veja a história de tês jogos indies 100% nacionais.
A 18ª edição da Electronic Entertainment Expo, a E3 2012, aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho e foi marcada pela grande quantidade de jogos e revelação completa do Wii U, o primeiro console de alta definição da Nintendo que tem como principal diferencial um controle tablet.
- A E3 2012 trouxe novas franquias e também dois novos videogames
A Microsoft mostrou o aplicativo SmartGlass, para tablets e smartphones, enquanto a gigante japonesa exibiu a integração do PS Vita com o PS3, usando um sistema chamado cross play.
Além disso, esta foi a primeira vez que UOL Jogos transmitiu ao vivo e em português as conferências pré-E3 de Microsoft, Sony e Nintendo. O resultado você confere na na lista logo abaixo:
A E3 2012 foi também responsável por mostrar novas franquias para a atual geração de consoles, casos de “Beyond”, “The Last of Us”, “ZombiU”, “Dishonored” e “Watch Dogs”. Este último, inclusive, foi eleito como o melhor jogo da feira pela equipe de UOL Jogos.
Em termos de eventos globais, o ponto negativo do ano ficou para o fato de que, após a E3, Nintendo e Microsoft não estiveram presentes em outras feiras internacionais. Tanto a Gamescom quanto a Tokyo Game Show ficaram sem a presença das duas grandes empresas.
A Microsoft disse que focaria sua atenção em eventos menores. Já a Nintendo, que já normalmente não participa da TGS, declarou que decidiu não montar um estande na Gamescom 2012 para “se concentrar na estratégia de divulgação do Wii U para a imprensa e representantes do mercado”. Em contrapartida, a produtora japonesa consolidou o Nintendo Direct, pequenas transmissões em vídeo em que os presidentes da empresa e outros executivos revelam novidades.
Vale notar também, para a alegria do público brasileiro, todas as três grandes produtoras de consoles estiveram presentes na Brasil Game Show 2012.
Realizado pela primeira vez em São Paulo, o BGS bateu recordes de participação e de público, se firmando como o principal evento de games no calendário brasileiro.
O público pôde testar o Wii U e mais de 30 jogos antes do lançamento, além de assistir aos empolgantes torneios de "Street Fighter" e "League of Legends", mas também sofreram com a falta de organização, filas, preços salgados e o assédio de cambistas e outros golpistas. Para 2013, a feira promete uma estrutura maior e mais agradável.
Confira os números do Brasil Game Show 2012:
• 4 dias de duração de 12 a 14 de outubro | • 1h30: tempo médio na fila para entrar. |
• 100 mil visitantes | • 180 expositores |
• 6 torneios de videogame | • 70 estações de jogo no estande da Sony |
• 3 fabricantes de consoles | • 33 jogos inéditos disponíveis para teste antes do lançamento |
• US$ 80 mil Prêmio do Campeonato de "League of Legends" | • 3 convidados internacionais Harada (Tekken), Phillipe DuCharme (Assassin's Creed), Kiki Wolfkill (Halo 4) |
• 40 mil ingressos esgotados no primeiro dia | • R$ 7 por um pedaço de pizza |
• 1 console inédito disponível para teste: Wii U | • R$ 33 por um prato de estrogonofe |
O
ano foi marcante para os brasileiros fanáticos por futebol no
videogame: “Pro Evolution Soccer 2013”, enfim, conseguiu a façanha de
reunir os 20 times da série A do Campeonato Brasileiro, desejo antigo
dos fãs de “Winning Eleven”. Para completar, o jogo trouxe reproduções
oficiais dos estádios do Morumbi e da Vila Belmiro.
Por
outro lado, “FIFA 13” entrou em campo desfalcado: só metade das 20
equipes eram de fato oficiais – as demais tinham escudos e nomes
genéricos, como S.Recife (Sport) e P. Campinas (Ponte Preta). Semanas
após o lançamento, equipes como Palmeiras e Botafogo foram acrescentadas
via DLC.
Em
compensação, após anos de narrações gringas, “FIFA 13” voltou a ter
vozes em português, com a estreia de Tiago Leifert e Caio Ribeiro, como
narrador e comentarista, respectivamente. O trabalho dividiu opiniões –
houve quem não gostasse muito do clima de “piada interna" -, mas
certamente foi algo bem-vindo à série da EA.
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O jogo de tiro da Activision Blizzard mais uma vez quebrou recordes do mundo do entretenimento. Segundo dados divulgados, o game arrecadou mais de US$ 500 milhões de dólares nas primeiras 24 horas após seu lançamento mundial. Esse número supera a bilheteria do fim de semana de estréia de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", o antigo detentor do recorde que arrecadou US$ 483 milhões em seu final de semana de estreia. Os números não param por aí: segundo a Activision, o game arrecadou US$ 1 bilhão em 15 dias, quebrando o recorde de "Modern Warfare 3", que alcançou a mesma marca em 17 dias. |
O ano de 1987 foi marcado pelos nascimentos de grandes séries presentes até os dias de hoje: “Street Fighter”, “Mega Man” e “Metal Gear”. A Capcom comemorou o aniversário de “Street Fighter” lançando uma caixa com diversos jogos da série, um documentário e uma estatueta de Ryu. “Mega Man”, por outro lado, não teve tanta atenção por parte da produtora e só foi lembrado em um game feito por fãs, em que ele luta contra os World Warriors em “Street Fighter X Mega Man”.
Já a série de espionagem de Hideo Kojima comemorou com a revelação de “Metal Gear Solid: Ground Zeroes”, novo game que usa a Fox Engine. A Konami tambem anunciou que vai fazer uma adaptação cinematográfica de “Metal Gear” em parceria com a Sony Pictures, com a produção de Avi Arad, o produtor de "O Homem de Ferro"
.
Em novembro, o Steam começou a vender seus games com preços em Reais e diversas opções de pagamentos para o público brasileiro por intermédio do BoaCompra, empresa do grupo UOL. O serviço não possui uma tabela de conversão fixa do dólar para Real - cada publisher define esse parâmetro como preferir -, mas alguns jogos chegam a sair mais barato do que pelo câmbio atual. Agora, os brasileiros podem aproveitar promoções de jogos que geralmente acontecem nas férias de janeiro, junho e em épocas festivas, como o natal e pagando em reais com cartão de crédito, débito ou mesmo boleto bancário. |
- O Game Pad do Wii U promete mudar a expêriencia do jogador
Em 18 de novembro o Wii U finalmente chegou às lojas dos EUA. Na primeira semana, mais de 400 mil unidades do console foram vendidas. Como não poderia ser diferente, muitas pessoas dormiram em frente às lojas para não perderem um minuto sequer para ligar o videogame.
Entretanto, o console requer uma atualização de sistema que, além de consumir um espaço considerável de armazenamento do disco, demorava horas para ser instalada – tanto que a própria Big N se desculpou publicamente pelos transtornos causados por esta atualização.
Para Finalizar um excelente video com os melhores jogos e tudo que aconteceu em 2012, aconpanhem e comentem.
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